domingo, 30 de outubro de 2011

2º Ano: Aula 04 - O Trabalho na sociedade capitalista por uma visão marxista

Recapitulando o que vimos até agora: o trabalho, forma de produção dos meios necessários a sobrevivência, existe em todos os períodos históricos, em cada momento ele se diferencia pela forma que se apresenta, devido a configuração social e econômica. A partir disso, passamos a analisar especificamente o trabalho assalariado, que vimos ser uma característica determinante da sociedade capitalista, só existindo devido ao conceito de liberdade e igualdade legal que existe a partir da Revolução Francesa. A existência do trabalho assalariado determina e é determinado pela existência de uma divisão na sociedade, que passa a ter duas classes separadas pela posição que encontra nas relações de produção, aqueles que recebem salários, trabalhador, e aqueles que possuem os meios de produção, os patrões. Vimos também que com o pagamento pela força de trabalho (salário) a partir de um valor dado socialmente ao trabalho realizado, o trabalho executado torna-se uma mercadoria.
            É preciso ter isto muito claro o que desenvolvemos até aqui para prosseguirmos na linha de pensamento sobre o trabalho. Para isso, analisaremos esse conceito a partir de um dos principais teóricos da sociologia, o alemão Karl Marx. Resumidamente, este autor utilizou-se da sua teoria do materialismo histórico dialético para compreender o desenvolvimento da história da humanidade, para ele, o modo de produção determinava toda a organização social, ou seja, a estrutura influencia na superestrutura. Portanto, os meios de produção determinam a divisão da sociedade, como vimos no capitalismo, dividimos entre patrões(a partir de agora, burgueses) e trabalhadores(proleatariado), isto cria, como chama Marx, a força motriz da historia, a luta de classes. Isto é o conflito entre explorados e exploradores.

            Nessa perspectiva, precisamos analisar como essa exploração ocorre na sociedade capitalista. Como disse todos são livres, porém alguns tem posse dos meios de produção, o que os coloca como capitalistas (possuidores de capital), há aqueles que não possuem nada, além da sua força de trabalho, sendo obrigados a vende-la para os capitalistas para a própria sobrevivência. Fazendo com que o capital, representado neste caso pelos capitalistas tem controle de caráter imperativo sobre o processo de trabalho.
            Portanto, ao contrario do que possa se imaginar, o trabalho não tem como objetivo o desenvolvimento da humanidade, ou a melhor vida dos homens. Tem sim, como objetivo o aumento do poder e da riqueza dos capitalistas. Devido ao seu caráter imperativo, o capital age para que se desenvolva o máximo possível. Precisamos entender dois conceitos-chave do marxismo para entender como isso ocorre.
            O primeiro é a alienação do trabalhador. Como veremos na próxima aula, existe a divisão trabalho, que é, resumidamente, o desenvolvimento das forças produtivas faz com que os trabalhadores passem a se especializar em determinadas profissões. Porém isso se intensifica durante o processo de produção, e cada trabalhador fica responsável por um ponto muito especifico do processo de fabricação de determinada peça de todo o conjunto. Acarretando que faça o mesmo movimento sempre, cansativo, rápido e repetitivo. E pior que isso, o trabalhador perde o sentido do trabalho que faz, passa apenas a ‘apertar um botão’ e não sabe no que aquilo influencia no produção final, ou ainda, não sabe o que é o produto final. Torna-se apenas um apertador de botão. Isso fará que o trabalhador não perceba ao final do processo, sua participação na produção do capital, não podendo cobrar pelo que realmente deve receber.
            Há ainda mais uma forma do capital conseguir produzir sobre valor à custa do trabalhador, que está ligada a alienação do trabalho. Este conceito é mais fácil ser exemplificado do que explicado. Imaginemos uma fabrica de celular, onde o trabalhador coloca uma peça (alienação do trabalho), são necessários, por exemplo, 20 trabalhadores para fazer um celular, o processo demora todo 1 hora. Então em um turno, 20 trabalhadores, fazem 8 celulares, que serão vendidos a 400 reais cada; resultando em 3200 reais por dia. Isto resulta no final do mês em 64000. Quanto será que os 20 trabalhadores ganhando por mês todos juntos? No máximo, 20 mil. E os outros 44 mil, foram gastos com que? Tirando todos os outros gastos ainda haverá um excedente, este é a mais valia.
            Por fim, é assim que Marx e os marxistas, analisam que a classe dominante explora a dominada. E isto é feito exatamente com o objetivo da reprodução do modo de produção vigente atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário