domingo, 30 de outubro de 2011

1º Ano: Aula 04 - Se essas formas de determinismo estão erradas, como as sociedades se formam?


Tentou-se responder através do determinismo geográfico e biológico as diferenças presentes nas mais diversas formações sociais presentes em todo o mundo. Mas como podemos ver essas formas de enxergar o mundo são equivocadas. Os exemplos são os mais diversos, por exemplo, por que em um país tropical e quente como o Brasil os homens devem usar terno e gravata em ocasiões formais? Ou por que mesmas “raças” se organizam de formas tão diferentes por todo o mundo? Como é o caso dos asiáticos, que mesmo pertencendo a uma mesma “raça” constituem sociedades tão diferentes como japoneses ou chineses. Ou mais, como norte-coreanos e sul-coreanos que são “biologicamente próximos” e vivem na mesma península, tornam-se tão diferentes social e políticamente?

Só pode haver uma explicação, a cultura que aquela população desenvolve. É nítido que a geografia em que um povo se encontra influencia na sua organização e formação, porém ele não determina completamente; porém questões raciais não influenciam em nada o desenvolvimento de um povo. A formação de uma raça(etnia) é sócio-cultural e não biológica.
Na próxima aula veremos mais detalhadamente o que é cultura. Mas o que devemos nos atentar aqui é como se forma essas características das sociedades. Como cada povo passa ter alguns aspectos que os representam pros outros. Podemos dizer que isso é resultado dos milhares de anos de evolução do homem, e a partir de necessidades impostas pelo momento. Então como eu disse, o clima, a temperatura, a vegetação pode influenciar no como os homens se organizaram, porém outras influencias também estão presentes, por exemplo, se é um povo que vive em constante guerra, poderá se tornar um Estado mais rigoroso, devido as pressões pela guerra. Ou se sofre escassez alimentícia por qualquer motivo, a população local vai aprender a se alimentar com o que é possível.
Portanto, a formação de uma sociedade é caracterizada por aspectos geográficos que lhe são impostos, o momento histórico que vivem ou viveu, o contato com outros povos, as necessidades apresentadas pela população. Os exemplos são os mais diversos e presentes em todo o mundo, devemos apensar pensar mais profundamente como cada coisa que nos caracteriza é representativo de um aspecto passado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário