terça-feira, 25 de outubro de 2011

2º Ano: Aula 03 - Trabalho Assalariado - O Retorno

Como em todas as turmas tivemos dificuldade de entender a relação da Revolução Francesa e a os conceitos de liberdade com o trabalho assalariado, esta aula continuará a partir daqui.

Desta forma, como somos todos livres e iguais, quando alguém necessita da força de trabalho de outra pessoa, este devera remunerar segundo o trabalho e o tempo oferecido, afinal não poderá expropriar como na escravidão. Criando assim uma cisão na sociedade, esta passa a estar dividida entre trabalhadores e patrões(os possuidores do meio de  produção, conceito que desenvolveremos a seguir). Portanto, na sociedade capitalista, o trabalhador é aquele que não possuindo nada além da sua força de trabalho, é obrigado a vendê-la para um capitalista, este possuidor dos meios de produção, que pagará aos seus empregados um valor referente às horas trabalhadas e a especificidade do trabalho. Alguns de vocês já devem ter percebido, o trabalho se torna na sociedade capitalista mais uma mercadoria, que tem o valor de produção e o valor de troca, se paga conforme a mercadoria(trabalho) valha aos olhos do comprador (patrão). Por isso, o trabalho de um advogado é mais valorizado que de um gari. Mas será que para a sociedade o trabalho de um gari tem menos valor que do advogado?
            Só vimos até agora que o trabalho assalariado é determinado pela sociedade industrial capitalista, porém eu disse mais cedo que o trabalho é determinante na sociedade capitalista. Eu vos pergunto POR QUE? Era pra vocês perguntarem,mas vocês não me perguntam nada!  Por que é impossível existir uma sociedade baseada no consumo sem que haja consumidores, as mercadorias serão compradas pelos trabalhadores (consumidores), sem que estes recebam salários não é possível ocorrer a compra e venda de mercadorias. Além do mais existe um conceito que estudaremos mais pra frente que se chama “mais-valia” que é da onde o patrão retira seu lucro e ele só retira esse lucro sobre o trabalho assalariado, portanto sem o trabalho assalariado o burguês não conseguira extrair seu lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário