sábado, 8 de outubro de 2011

2º Ano: Aula 01 - Trabalho

            O trabalho é uma atividade corriqueira do nosso dia-a-dia, que a executamos sem muitas vezes nos questionar do que significa, o porquê a fazemos ou o que representa na nossa vida. Simplesmente acordamos todo dia para ir ao trabalho, executamos nossas tarefas e no final do mês recebemos o salário. Mas por que fazemos dessa forma? Por que alguns trabalham e outros não? Sempre houve a divisão entre trabalhadores e trabalhadores? O que diferencia o trabalhador do patrão? Por que recebemos salário ao final do mês, o que isso significa?
            Essas são algumas das perguntas que iremos responder esse bimestre. Mas também vamos ver a divisão social do trabalho, as relações de emprego e trabalho, e como a estrutura econômica determina as taxas de desemprego. Terminaremos vendo um filme clássico chamado “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin.
           
            Após esta introdução sobre que desenvolveremos ao longo desses meses, vamos enfim ao que é trabalho. Imediatamente no senso comum podemos definir trabalho como atividade realizada com freqüência para recebermos um salário no final do mês. Mas se levamos a análise mais a fundo perceberemos que não é bem assim. Afinal existem e já existiram varias formas de trabalho que não necessariamente recebem salário. Por isso, o trabalho assalariado é uma característica especifica que desenvolveremos mais a frente.
            Portanto, trabalho é um conceito independente do momento histórico e a conjuntura social que tratamos, porém suas especificidades, não, como o trabalho se encontra será influenciado pela conjuntura histórico social. Primeiro, vamos tentar caracterizar o conceito trabalho isoladamente. Como disse, nem sempre esteve ligado a remuneração mensal, por exemplo, o trabalho que uma dona-de-casa realiza diariamente  em sua residência, não é remunerado efetivamente, a divisão das atividades  em uma comunidade indígena: uns pescam, outros caçam, alguns cuidam da agricultura. E também não é remunerado. Já existiu também o trabalho escravo por muito tempo na humanidade (a quem diga que ainda exista em alguns países distantes e atrasados http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/05/22/ult5772u4081.jhtm), o que não deixa de ser trabalho, ainda que vilipendiado.
            Então trabalho é o assalariado do operário de fabrica, o não remunerado da dona-de-casa, o comunal dos índios, ou o trabalho escravo. Todas essas são formas do trabalho são trabalho. Então como podemos definir um conceito geral de trabalho? O que todos esses trabalhadores têm em comum é estarem realizando uma atividade humana objetivando produção de meios de sobrevivência. Ou seja, trabalho é o modo de produção de tudo aquilo que necessitamos para viver, alimentos, roupas, meios de locomoção etc..
            O trabalho humano deve se diferenciar das atividades feitas pelos outros animais, afinal estes também produzem para sua sobrevivência, porém o homem faz uma escolha racionalmente planejada de como atingirá essa produção. Além disso o trabalho humano é representado por uma formula muito simples:

Matéria-prima +  Maquinas = Produto final
            Porém se você deixar as matérias-prima necessárias para produção de um carro ao lado das maquinas para isso, elas não vão juntar-se naturalmente e transformar em um carro. É exatamente ai que entra o trabalho humano, a atividade que conjuntamente com as ferramentas necessárias fazem os materiais virarem o produto final.
            Na próxima aula analisaremos especificamente a caracterização do trabalho assalariado que como ele se encontra na nossa sociedade hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário