quinta-feira, 6 de outubro de 2011

3° Ano: Aula 01 - Estado

Introdução
                Existe uma área de estudo dedicada ao Estado, a Ciência Política, ou seja, ela vai observar como se desenvolve as relações de poder e com foco no campo onde essas relações se dão, o Estado. Está discussão é fundamental em todos os períodos históricos e hoje não é diferente. A instituição “Estado” é determinante na vida da sociedade e dos indivíduos, por isso precisamos entende-lo a fundo. Primeiro, vamos determinar o que não é Estado, diferenciando do que no senso-comum confunde e usa como sinônimos, a saber, estado, Estado e governo.
A diferença entre Estado e estado está alem da primeira letra ser maiúscula ou minúscula. Estado com a letra minúscula significa Unidades da Federação, ou seja, os estados como conhecemos, SP, BA, MG, RJ e todos os outros.
Já a diferença entre governo e Estado não é tão simples. E a todo momento estaremos usando esses termos, então é importante que vocês prestem muito atenção no termo que se usar, se não ocorrerá confusões. Estado é a instituição máxima que controla e administra um país ou nação, então pertencem ao Estado os funcionários públicos, os militares, o judiciário, o governo. Enquanto o governo, que pertence ao Estado, é a forma de administrar essa instituição e varia conforme a forma de governo, como monarquia ou republica. Porém, enquanto só existe um Estado em um país, pode haver vários governos, como os estaduais e municipais. Usamos “governo” usualmente para designar a autoridade máxima do Executivo de uma unidade política, independente de qual seja.
Separados estes conceitos temos uma idéia superficial do que seja “Estado”, a principio, conjunto de instituições que regem e organizam a vida em um território. Mas a partir de agora aprofundaremos nesse conceito para entendermos como se constitui um Estado, as formas e sistemas de governo. Analisaremos posteriormente as Teorias do Estado, isto é, o que os estudiosos falaram sobre o Estado. Para depois analisar o Estado do Brasil, a Republica Federativa do Brasil, e todas suas instituições e por fim, analisaremos uma forma de escolha dos governantes, a Democracia, para tanto exploraremos suas negações e como se constitui hoje no século XXI.

Estas serão as próximas aulas:
Formas e Sistemas de Governo
Teoria do Estado
                - Contratualista
                - Weberiana
                -Marxista  
Republica Federativa do Brasil
Democracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário